Blog

Tratamento psicofarmacológico

Durante a minha carreira como psiquiatra eu já ouvi muitas inverdades a respeito de psicotrópicos. Algumas me fizeram imaginar como foi que as pessoas chegaram à ideias tão absurdas. Mas o mito mais recorrente de todos remete à tão temida dependência desse tipo de medicamento, principalmente no que se refere a ansiolíticos.

Remédios para tratamento psiquiátrico (psicofarmacológicos) podem viciar?

Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos responder a uma outra muito mais essencial: a pessoa em questão, a que está disposta a tomar um psicotrópico, está realmente precisando desse tipo de remédio? Ou seja, ela está mesmo doente? Se a resposta for “sim”, então ela precisa procurar um psiquiatra. Entenda que tudo o que você fizer de forma descontrolada causará consequências ruins para o organismo, e no caso de psicofármacos é ainda pior, porque o simples fato de se medicar sem supervisão médica, seja em grande ou pouca quantidade, pode destruir o equilíbrio da sua bioquímica. Pode até mesmo alterar o seu metabolismo.

Voltando para a pergunta anterior, a resposta é “sim”. Psicofármacos usados sem a recomendação e supervisão de um psiquiatra podem causar dependência e até mesmo outros tipos de problema. Mas o motivo de tanta preocupação sobre esse assunto é mesmo esse? Levando em conta que o remédio não vai pular sozinho na sua boca e obrigá-lo a ingerir, qual o motivo de tanto medo? Antes de procurar saber se um determinado remédio pode causar algum malefício, devemos antes procurar saber se a pessoa que pretende se automedicar está mesmo enferma ou se está apenas procurando qualquer coisa para ter uma “fuga”, como vários pacientes já admitiram posteriormente. No caso de pessoas que realmente precisam de tratamento, o ideal é procurar um psiquiatra e seguir sua recomendação. Tenha em mente que alguns psicotrópicos demoram pra fazer efeito, então você precisa ter persistência e disciplina. Se for preciso fazer alguma alteração no tratamento, não se preocupe, pois o seu psiquiatra fará isso.

Sempre siga orientação médica!